Fichamento do texto: MONTANER, Josep - Abstração. In As Formas do Século XX.
Durante o século XX ideai de abstração a partir da mimese guiou a razão e assim, a ciência. O interessante desse nova forma de pensar é que quanto menos as pessoas crêem nos projetos abstratos, sendo por qualquer motivo, mis forte e belo o projeto se tornará e então mais significativo.
O artista moderno contradiz a questão da realidade subordinada as regras e normas acadêmicas, afirmando a beleza abstrata.
Quebrando de vez o tradicionalismo, a obra de arte traz forte a sua relação com o observador e o que ele consegue analisar.
Esse ponto de vista tinha como base o pensamento de Albert Einstein. O cientista tinha acabado de desenvolver a teoria de que no nosso espaço e tempo existe objetos e acontecimentos que existem a partir de vários pontos de vistas diferenciados, dependendo de quem os observa.
Na arquitetura também ocorreu uma quebra na rigidez e deu espaço para ideologias que estivessem atentas para a superfície, o volume e o espaço. A arquitetura também cria uma nova preocupação, a relação do exterior com o interior.
Esse novo pensamento traz para a arquitetura a questão da unidade, porém sem perder a individualidade de cada artista, cada um traz a sua consciência abstrata.
O modernismo veio com varias correntes sendo elas; cubismo, neoplasticismo, construtivismo e suprematismo, e cada uma delas trouxe artistas consagrados como Kandinsky, Mondrian e Makevitch. A ciência fez com que todas as artes, inclusive a musica seguissem esse modelo.
A inconsciência formal do século XX era baseada nos elementos neoplásicos, com cores puras positivas e negativas. Um bom exemplo disso, esta na cadeia Red and Blue do pintor Rietveld.
A abstração influenciou a Arquitetura Moderna, dando a ela características como objetividade, economia, movimentação e flexibilidade. Para isso, trás a planta livre, anti-decorativa, considerada anti-cúbica, que se explode, e cria espaços a partir de um só.
Le Corbusier e Picasso são os grandes representantes do cubismo moderno, já Mies Van der Rohe e Mondrian trazem a abstração de forma neoplasticista.
A abstração não durou por muito tempo, porém gerou crias e se dividiu em duas vertentes. A já citada e uma apresentada pelo arquiteto Oswald Mathias em Nova York. A nova abstração vem de forma antidogmatico, neovanguardistas como os seguidos por Zaha Hadid.
Essa percepção e interpretação dessa linha trás a abstração no sentido de não apresentar na obra o artista. A sociedade é coletiva, abstrata e o dono, autor da obra, se encontra ali no meio.
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